domingo, 12 de julho de 2009

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO

Gostaria de socializar com vocês uma experiência utilizando um vídeo da TVEscola: "Que bichinhos mais bonitos!'.
A utilização deste vídeo de Paulo Zola e Francis Monteiro possibilita o desenvolvimento de um Projeto Pedagógico com crianças das séries iniciais, integrando Ciências e Língua Portuguesa, realizando um estudo sobre a vida dos animais domésticos e selvagens, seu habitat, alimentação, importância dos cuidados com o meio ambiente e animais.
Bem como, trabalhar encontros consonantais, dígrafos e dificuldades ortográficas, apresentadas por crianças de 2a séries do Ensino Fundamental: CH/NH/LH/X/H/BR/CR/RR/J/G/ através da leitura e escrita dos nomes dos animais e a produção de frases e textos.
Este projeto tem a duração de 5 aulas .
Os alunos precisam estar em processo de alfabetização, conhecer as letras e os sons do nosso alfabeto.
Eles são previamente avaliados através de um ditado de palavras: galinha/chave/cachorro/olho/preto/girafa/trem/fruta/jacaré/hipopótamo.
As estratégias utilizadas para o desenvolvimento deste trabalho, iniciam por uma conversa com alunos sobre os animais, que eles conhecem, onde vivem, sua alimentação e cuidados que necessitam.
O professor, escreve o nome dos animais no quadro-de-giz.
Em um segundo momento, assistem o vídeo conhecendo outros animais e o professor complementa a lista .
Os alunos utilizam o programa Paint para copiar a lista com os nomes dos animais.
Realização de atividades variadas com os nomes dos animais: leitura, separação de sílabas, jogo de memória em duplas, bingo.
Produção de frases e textos.
A avaliação do projeto será feita através da observação e do registro do desempenho e avanços dos alunos durante a realização das atividades, análise das produções escritas e aplicação de ditado para diagnóstico e verificação da aprendizagem.
Esta experiência será postada no Portal do Professor, com o título:"APRENDENDO NO COMPUTADOR".

VISITE O SITE É MUITO INTERESSANTE !!! UTILIZE OS VÍDEOS PARA O TRABALHO COM OS SEUS ALUNOS!!! FAÇA O SEU PROJETO!!!!! UTILIZE AS NOVAS TECNOLOGIAS EM SUA SALA DE AULA!!!!
VISITE também http://portaldoprofessor.mec.gov.br e conheça outras experiêcias de professores no "Espaço aula "Experiências para o Ensino Fundamental -Alfabetização -Evolução da escrita alfabética-

2 comentários:

Prof.: JOSÉ CARLOS disse...

Convite
Gostaria de contar com o apoio de todos vocês, para me ajudar numa pesquisa, que servira de base para minha monografia. É uma pesquisa onde estou solicitando 100 Idéias, Sugestões ou Ações simples para melhorar a educação de um modo geral, seja ensino Fundamental, Médio ou Superior, estas podem ser de vossa autoria ou não. E posta-la no comentário no endereço do meu blog logo abaixo.

http://projetosead.blogspot.com/2011/12/100-ideias-sugestoes-ou-acoes-simples.html

Beatriz disse...

Prof.José Carlos!
Não sei se ainda é possível contribuir com a sua pesquisa, mas a minha sugestão para melhorar a educação no Ensino Fundamental é não aprovarmos as crianças que até o 2º ano, não conseguirem se alfabetizar!
De nada adianta estas crianças serem aprovadas,sendo meros copistas! São crianças que necessitam de um atendimento especial, antes de prosseguirem os seus estudos e a aprovação nestes casos,causa muitos prejuízos para estas crianças,por não terem condições de acompanhar as séries seguintes! Um abraço! Beavirissimo!