sábado, 25 de julho de 2009

REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO

Considero, de suma importância em um curso sobre as Tecnologias de Educação, a reflexão sobre para quem ensinar, o que ensinar, porque ensinar, como ensinar e aprender, reconhecer os interesses e as diferenças existentes nas escolas.

“Currículo não são conteúdos prontos a serem passados para os alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas, culturais, intelectuais e pedagógicas”.

“Currículo trabalha tanto com o conhecimento organizado, sistematizado e selecionado em estruturas previamente concebidas, como o conhecimento que o aluno traz do seu contexto de vida”.

Considero que as mudanças desejadas e necessárias na educação, devem começar, por uma séria e ampla discussão em relação aos currículos, envolvendo toda a comunidade escolar, o que já está sendo realizado por iniciativa do MEC e pode ser acompanhado no documento produzido pela Secretaria de Educação Básica em 2007 “Indagações sobre o Currículo.

Currículo e Desenvolvimento Humano”.

Hoje são inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, quando o professor tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos que utiliza e integra-os ao seu projeto curricular. Esta integração potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na sala de aula, redimensionando o papel da escola e do professor, através do uso das tecnologias no desenvolvimento de projetos com os alunos, transformando a sala de aula em um espaço que enfatiza a construção e a reconstrução de conhecimentos por meio de interações e de reflexões e que contribui na formação de cidadãos conscientes e participantes, contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e que sejam capazes de aprender ao longo da vida.

Um comentário:

TURMA DA ANITA disse...

Lhes convido a visitar nosso sitio virtual: www.turmadaanita.com.br
Conheça Anita, esta guria faceira, sonhadora e irreverente atua em prol da divulgação da história, cultura, tradições do RS.

Quando Anita roda seu vestido de prenda e entra no mundo da imaginação
vive intensas aventuras!!! Anita e o priminho Bentinho são inseparáveis,
este peãozinho é bagual.

Te aprochega e vem tchê!