sábado, 25 de julho de 2009
AVALIANDO O CURSO SOBRE TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO!
Ao chegarmos as término do curso "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO "é importante pararmos para realizar uma auto-avaliação em relação ao nosso desempenho e as aprendizagens e experiências adquiridas durante a participação e realização do curso.
Eu adorei o curso! Foi uma oportunidade maravilhosa de atualização, de aprendizagem e de retomada e reflexão sobre conhecimentos pedagógicos, aliados à utilização das tecnologias no desenvolvimento do currículo.
As leituras foram extremamente enriquecedoras, contribuindo e nos dando uma fundamentação teórica sólida em relação ao conteúdo desenvolvido. Gostei muito das atividades propostas, que nos permitiam refletir e colocar os nossos posicionamentos. Ao mesmo tempo, em que aprendíamos fazendo, nos preparavam para colocar em prática esta metodologia com os nossos alunos.
É um curso que exige bastante dedicação, tempo para as leituras e para a elaboração das tarefas. Acho que pressupõe também um bom embasamento pedagógico para acompanhar e assimilar os assuntos que são abordados no curso.
Foi um dos cursos mais completos que participei, por aliar a teoria à prática.
Este foi o primeiro curso que fiz à distância. Gostei muito da experiência de poder reaalizar as tarefas no meu ritmo, de poder retomar os textos , de revisar e de refazer as tarefas, na medida que ia elaborando e assimilando as tarefas.
Professor! É um curso que vale à pena! Se tiver oportunidade realize! Com certeza os benefícios vão ser maiores que as dificuldades encontradas!
REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO
Considero, de suma importância em um curso sobre as Tecnologias de Educação, a reflexão sobre para quem ensinar, o que ensinar, porque ensinar, como ensinar e aprender, reconhecer os interesses e as diferenças existentes nas escolas.
“Currículo não são conteúdos prontos a serem passados para os alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas, culturais, intelectuais e pedagógicas”.
“Currículo trabalha tanto com o conhecimento organizado, sistematizado e selecionado em estruturas previamente concebidas, como o conhecimento que o aluno traz do seu contexto de vida”.
Considero que as mudanças desejadas e necessárias na educação, devem começar, por uma séria e ampla discussão em relação aos currículos, envolvendo toda a comunidade escolar, o que já está sendo realizado por iniciativa do MEC e pode ser acompanhado no documento produzido pela Secretaria de Educação Básica em 2007 “Indagações sobre o Currículo.
Currículo e Desenvolvimento Humano”.
Hoje são inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, quando o professor tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos que utiliza e integra-os ao seu projeto curricular. Esta integração potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na sala de aula, redimensionando o papel da escola e do professor, através do uso das tecnologias no desenvolvimento de projetos com os alunos, transformando a sala de aula em um espaço que enfatiza a construção e a reconstrução de conhecimentos por meio de interações e de reflexões e que contribui na formação de cidadãos conscientes e participantes, contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e que sejam capazes de aprender ao longo da vida.domingo, 12 de julho de 2009
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO
A utilização deste vídeo de Paulo Zola e Francis Monteiro possibilita o desenvolvimento de um Projeto Pedagógico com crianças das séries iniciais, integrando Ciências e Língua Portuguesa, realizando um estudo sobre a vida dos animais domésticos e selvagens, seu habitat, alimentação, importância dos cuidados com o meio ambiente e animais.
Bem como, trabalhar encontros consonantais, dígrafos e dificuldades ortográficas, apresentadas por crianças de 2a séries do Ensino Fundamental: CH/NH/LH/X/H/BR/CR/RR/J/G/ através da leitura e escrita dos nomes dos animais e a produção de frases e textos.
Este projeto tem a duração de 5 aulas .
Os alunos precisam estar em processo de alfabetização, conhecer as letras e os sons do nosso alfabeto.
Eles são previamente avaliados através de um ditado de palavras: galinha/chave/cachorro/olho/preto/girafa/trem/fruta/jacaré/hipopótamo.
As estratégias utilizadas para o desenvolvimento deste trabalho, iniciam por uma conversa com alunos sobre os animais, que eles conhecem, onde vivem, sua alimentação e cuidados que necessitam.
O professor, escreve o nome dos animais no quadro-de-giz.
Em um segundo momento, assistem o vídeo conhecendo outros animais e o professor complementa a lista .
Os alunos utilizam o programa Paint para copiar a lista com os nomes dos animais.
Realização de atividades variadas com os nomes dos animais: leitura, separação de sílabas, jogo de memória em duplas, bingo.
Produção de frases e textos.
A avaliação do projeto será feita através da observação e do registro do desempenho e avanços dos alunos durante a realização das atividades, análise das produções escritas e aplicação de ditado para diagnóstico e verificação da aprendizagem.
Esta experiência será postada no Portal do Professor, com o título:"APRENDENDO NO COMPUTADOR".
VISITE O SITE É MUITO INTERESSANTE !!! UTILIZE OS VÍDEOS PARA O TRABALHO COM OS SEUS ALUNOS!!! FAÇA O SEU PROJETO!!!!! UTILIZE AS NOVAS TECNOLOGIAS EM SUA SALA DE AULA!!!!
VISITE também http://portaldoprofessor.mec.gov.br e conheça outras experiêcias de professores no "Espaço aula "Experiências para o Ensino Fundamental -Alfabetização -Evolução da escrita alfabética-