domingo, 31 de maio de 2009

RELATO DA EXPERIÊNCIA

APRENDENDO NO COMPUTADOR

O projeto “APRENDENDO NO COMPUTADOR”, nasceu
do desejo de utilizar a tecnologia para auxiliar crianças com dificuldades de aprendizagem.
O trabalho vêm sendo desenvolvido desde 2OO4, no Centro Especializado de Assistência ao Educando, com apenas um computador, sem internet, com crianças de 1a a 4a séries do Ensino Fundamental, com histórico de reprovação e/ou transtornos de linguagem, que são encaminhadas pelas Escolas Estaduais de Passo Fundo RS ao CEAE, onde passam por avaliação neurológica e psicopedagógica.
O objetivo do projeto é uso o computador como ferramenta educacional, utilizando softwares e programas educacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem.
Como este trabalho faz parte do atendimento psicopedagógico realizado no CEAE, são atendidas em média 15 crianças por semestre.
O trabalho é realizado individualmente ou em duplas, em encontros semanais, com a duração de uma hora, onde são utilizados jogos e programas educacionais, previamente selecionados de acordo com a série e dificuldades apresentadas pelas crianças.
Os recursos utilizados são programas e softwares educacionais: Paint, Drawing for Childrens, Coelho Sabido Pré, 1a e 2a séries, Dally Doo , Alfabetização e os mais belos Contos Clássicos .
No decorrer da realização desta experiência observou-se que as crianças demonstram muito interesse durante as atividades, participam ativamente dos jogos no computador, havendo maior adesão ao tratamento, diminuindo a evasão e as faltas nas sessões.
Nos depoimentos dos pais e professores constatou-se melhor desempenho escolar.
Segundo Vigoski, o lúdico influencia o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
Constatamos neste projeto, que os jogos são importantes instrumentos pedagógicos e podem contribuir no processo de aprendizagem, quando são previamente avaliados pelo professor e utilizados com objetivos definidos, levando em consideração o conteúdo, adequação a faixa etária dos alunos e aos objetivos a que se propõe.
O que mais nos chamou atenção na realização deste trabalho foi a mudança na postura dos alunos, desde as sessões de avaliação, quando se mostram tristes e inseguros, por não conseguirem aprender, e no trabalho com os jogos no computador, quando eles mostram a sua capacidade, errando, acertando e aprendendo.
Confirmando o que dizem as psicopedagogas Alba Maria Lemme Weiss e Mara Lúcia R.M. da Cruz em seu livro: A informática e os problemas escolares de Aprendizagem: “No computador, o erro pode não ser “fracasso”e sim exigir reflexão/ busca de outro caminho, “erro construtivo”.

A partir desta experiência e dos resultados obtidos, no ano de 2005, nasceu o “Projeto Aprendendo e Ensinando no Computador” que foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Tecnologia de Passo Fundo, em encontros quinzenais com professores de Classes Especiais, Classes de Recursos e de séries iniciais, de 8 Escolas Estaduais de Passo Fundo, que possuem Laboratórios de Informática, visando a utilização dos programas e softwares educacionais, no trabalho com crianças que apresentavam dificuldades na aprendizagem, em suas próprias escolas.

Referências Bibliográficas:

Vygoski, Lev, Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.São Paulo: Ícone/EDUSP.1988

Weiss,Alba Maria Lemme e Cruz,Mara Lúcia , A informática e os problemas de aprendizagem. DPSA Editora

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