terça-feira, 12 de maio de 2009

Navegando no Hipertexto

Unid2percephipertextoBeatriz

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

“COISAS IMPORTANTES E SIGNIFICATIVAS”

A experiência de navegar na internet é muito prazerosa e envolvente, quando estamos livres para aprender e para descobrir o que nos interessa, nos envolvemos totalmente na atividade, não vemos o tempo passar, esquecemos de tudo e mergulhamos neste imenso oceano de informações e conhecimentos.

Navegar em hipertextos implica na aquisição de uma nova competência para encontrar e selecionar informações. É algo novo que exige compreensão, mudanças e novas aprendizagens.

Estamos lidando com uma nova forma de comunicação e de organização do conhecimento, que não estava presente em nossas vidas.

Gostei muito de navegar no hipertexto sobre hipertexto! Aprendemos a teoria de uma forma prática. Observamos que o hipertexto é um texto dinâmico, veloz, acessível, interativo e acessível na rede, que nos permite navegarmos por vários caminhos e por idéias de outros autores, no mesmo texto.

Em nossas casas, convivemos com esta realidade, vendo nossos filhos na internet, há muitos anos navegando e dominando esta nova tecnologia, participando de comunidades, conversando com amigos, ao mesmo tempo em que realizam suas tarefas.

A velocidade e a competência que demonstram ao navegar na rede nos assusta, e nos causam admiração e curiosidade.

Esta realidade, com a qual convivemos no nosso dia-a-dia, traz para a escola exigências de novos conhecimentos, novas necessidades e, também novas possibilidades de registro, leituras e trabalhos em parceria.

Por muitos séculos a escola esteve com as portas das salas de aula fechadas, sendo o professor o detentor absoluto do conhecimento.

Hoje, nos vemos diante de uma nova realidade, onde o professor precisa ser o aprendiz, trocar de lugar com seu aluno e com ele aprender. Considero que estamos diante de uma verdadeira revolução na educação, com a utilização das novas tecnologias pelo professor no seu trabalho com o aluno.

Um comentário:

Robson disse...

Punctum
Lugar de inserir signos, voltar surpresas, continuar vidas nas janelas q ainda podem ser abertas, a qualquer hora. Quero continuar a trocar gibis, imagens por imagens, sem o selo da classificação ou da Pedagogia da norma culta.

10/21/2009
O hipertexto decifra a receita

Eu tomando Labirin, e um amigo (que não posso revelar o nome pois ele ainda é da geração fé em deus e pé na tábua)me recomenda tomar Baygon, manda tomar a lata toda.
Aí, vou ver, e vejo: "Baygon é a marca que lhe dá o PODER de proteger sua família contra os insetos. Com Baygon, o poder é seu."
Eu não acredito em propaganda de insetos, mas vou tomar, em consideração ao Y, pois se fosse por: ("O maior sonho de Bagon é cruzar os ceús e, por isso, bate sua cabeça dura nas pedras para descontar sua frustração de não poder voar, e pula de pedras e lugares altos com a esperança de poder voar...", ou outros desenhos atuais) eu não tomaria.
Comprei Baygon na rede, e levei: Bay =
inglêsfrancêsportuguês—Detectar idioma—africâneralbanêsalemãoárabebielo-russobúlgarocatalãochinêscoreanocroatadinamarquêseslovacoeslovenoespanholestonianofinlandêsfrancêsgalegogalêsgregohebraicohindiholandêshúngaroindonésioinglêsirlandêsislandêsitalianojaponêsletãolituanomacedônicomalaiomaltêsnorueguêspersapolonêsportuguêsromenorussosérviosuaílesuecotagalotailandêstchecoturcoucranianovietnamitayiddish > portuguêsalemãofrancês—africâneralbanêsalemãoárabebielo-russobúlgarocatalãochinês (simplificado)chinês (tradicional)coreanocroatadinamarquêseslovacoeslovenoespanholestonianofinlandêsfrancêsgalegogalêsgregohebraicohindiholandêshúngaroindonésioinglêsirlandêsislandêsitalianojaponêsletãolituanomacedônicomalaiomaltêsnorueguêspersapolonêsportuguêsromenorussosérviosuaílesuecotagalotailandêstchecoturcoucranianovietnamitayiddish alterar
Dicionário:
substantivo
baía
abertura
cavalo baio
compartimento
latido
enseada
louro
vão
verbo
acuar
ladrar
perseguir latindo
uivar
adjetivo
baio.
E, o Y: _O y tem suas origens no alfabeto fenício onde era representado pelo waw. Ao chegar aos gregos teve a sua forma alterada e recebeu o nome de ipsílon, letra que representava o som da atual letra u. Com a conquista da Grécia pelos romanos no século I a.C., um ipsílon modificado foi incorporado ao alfabeto latino para transcrever o som do mesmo nas palavras de origem grega.
No Brasil, o Formulário Ortográfico de 1943 aboliu a letra Y do alfabeto, substituindo-a pelo i em todos os casos.
O Acordo Ortográfico de 1990 restaurou a letra Y no alfabeto português, sem contudo restaurar o seu uso prévio, que continua restrito às abreviaturas, às palavras com origem estrangeira e seus derivados. No Brasil, o AO-1990 entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009 e findo o período de transição de quatro anos, será a única norma vigente a partir de 1° de janeiro de 2013.
[editar] Tipografia
[editar] Fonética e códigos
Representações alternativas de Y
Alfabeto radiotelefónico
Código Morse
Yankee

Código internacional de sinais
Telégrafo óptico
Dactilologia
Braille
[editar] Significados de Y
O elemento químico Ítrio tem como símbolo o "Y".
É geralmente utilizada na matemática para representar a segunda incógnita.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Y"
Categoria: Alfabeto latino

Quanto ao Gon: Gon
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta é uma página de desambiguação, a qual lista artigos associados a um mesmo título.Se uma ligação interna o conduziu até aqui, sugerimos que a corrija para apontá-la diretamente ao artigo adequado.
Gon pode referir-se a:
Gon, símbolo de "grado", unidade de ângulo plano.
Gon Freecs, protagonista de Hunter X Hunter.
Gon, personagem da série "Flash".
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Gon"
Categoria: Desambiguação.

Concluo, então: Com a abertura fenícia, consigo um símbolo de bom grado.
Postado por Robson