quarta-feira, 7 de maio de 2008

O BLOG NA EDUCAÇÃO

"A internet é um novo meio de comunicação que pode ajudar a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e aprender."
Os computadores estão chegando a muitas escolas, mas não é a só a entrada da informática que mudará o curso do processo ensino-aprendizagem, mas sim, sua utilização como nova mídia educacional.
É necessário que o professor das séries iniciais se integre a este processo, passe por uma alfabetização digital, se aproprie dos conhecimentos tecnológicos, conheça as possibilidades e benefícios da utilização desta ferramenta pedagógicas no seu trabalho com os alunos.
Os blogs educativos podem auxiliar o professor no trabalho com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, na medida em que ele tem a possibilidade de visitar blogs de colegas, conhecer sites educacionais e utilizar o computador para desenvolver habilidades como: coordenação viso-motora, expressão oral e escrita, orientação espacial, percepção visual e pensamento lógico.
Aprender fica mais fácil e mais atraente para a criança, quando ela aprende através de jogos e programas educacionais, utilizados de forma adequada e com objetivos definidos.
Quando um professor cria um blog, ele conecta-se com o mundo. Seu trabalho e as produções de seus alunos podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo, o que incentiva e qualifica o trabalho de alunos e professores.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá menina,
passando pra deixar um parabens para voce. Seu modo de ver as coisas é incrivel. Realmente muito surpreendente.

Gostei de seus posts, eles me ajudaram muito. Obrigado ein.
Beijos!

Viviane Perufo disse...

Adorei o seu blog!!! Descobri o seu blog bisbilhotando na web assuntos sobre EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Concordo com vc sobre os diversos caminhos que a tecnologia podem nos levar, principalmente em Educação.
Também tenho um blog www.mentespensantesmentesbrilhantes.blospot.com. Criei-o para trabalhar com os meus alunos de 8ª série. Cada dupla criou o seu blog e postam as atividades e trabalhos que fazem na escola, suas preferências etc. É muito gratificante realizar este trabalho. Amo trabalhar com blog!!!
Parabéns pelo maravolhoso trabalho.