quinta-feira, 24 de abril de 2008

O BLOG E O PROFESSOR


Blog é um espaço de reflexão coletiva, onde as idéias vão se somando, possibilitando trocas, interligando-se a outros blogs, formando uma rede, tornando-se um canal de comunicação entre as pessoas.
Blog é uma ferramenta interativa criada para o encontro , para a conversação para a troca de idéias.
Quando publicamos em um blog queremos comentários do leitor, o que possibilita a construção do conhecimento de forma cooperativa.
Existem muitos blogs educativos que valem a pena ser visitados e que podem ser utilizados pelos professores das séries iniciais com informações valiosas , sugestões de atividades, relatos de
experiências, jogos que podem auxiliar o professor no seu trabalho com o aluno.
O blog educativo além de possibilitar a sistematização do trabalho do professor e de suas experiências, permite pensar sobre sua prática pedagógica , aprender com pessoas que tem as mesmas dúvidas e angústias , soluções encontradas por um, que podem ser usadas por outros.
O blog pode ser um canal de comunicação entre os professores , capaz de promover o intercâmbio de idéias e a troca de saberes.
Ao criar um blog alunos e professores passam por um processo de alfabetização digital, aprendem juntos, aprendem a navegar e a buscar conhecimentos no unverso virtual. Crianças e adolescentes acabam se identificando com o professor, que está ali para ensinar, mas também aprende no mesmo universo que eles adoram navegar.

4 comentários:

Sandra disse...

Oi Beatriz,
teu blog irá me ajudar bastante na utilização de blogs educativos. Gostei também de seu link sobre blogs interessantes, com certeza vou pesquisá-los.
Um abraço
Sandra

VANZ ROSANE disse...

Beatriz!!!!
Teu blog esta excelente, continue com essa paixão pelo que fazes, pois só assim faremos a diferença na Educação, tentando mostrar nossa paixão pelo que fazemos e assim tentando atingir mais e mais professores, contagiando-os. Quando contagiarmos os professores pelo uso das ferramentas do computador levando-os a se apaixonarem como nos apaixonamos, acredito que ao aplicá-las na educação aí faremos mudanças transformando o modo de ensinar e aprender e apaixonaremos nossos alunos levando-os a buscar e aprender com amor.
Abraços
Rosane

ESCOLA ROTARY ARAXÁ disse...

Olá, Beatriz!

Sou professora de Língua Portuguesa na Escola Rotary de Araxá e criei um blog para minha escola. Estou tentando divulgá-lo mais, pois nossa escola tem muito o que compartilhar e também aprender.

Gostei muito de seu blog, pois ajuda-nos nesse sentido, tem endereços eletrônicos interessantes e acho que seria válido para professores e alunos.

Parabéns!

ESCOLA ROTARY ARAXÁ disse...

Gostaria de saber como faço para seguir esse blog publicamente.

Obrigada.

Nanci.

(Professora de Língua Portuguesa)