domingo, 31 de maio de 2009

RELATO DA EXPERIÊNCIA

APRENDENDO NO COMPUTADOR

O projeto “APRENDENDO NO COMPUTADOR”, nasceu
do desejo de utilizar a tecnologia para auxiliar crianças com dificuldades de aprendizagem.
O trabalho vêm sendo desenvolvido desde 2OO4, no Centro Especializado de Assistência ao Educando, com apenas um computador, sem internet, com crianças de 1a a 4a séries do Ensino Fundamental, com histórico de reprovação e/ou transtornos de linguagem, que são encaminhadas pelas Escolas Estaduais de Passo Fundo RS ao CEAE, onde passam por avaliação neurológica e psicopedagógica.
O objetivo do projeto é uso o computador como ferramenta educacional, utilizando softwares e programas educacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem.
Como este trabalho faz parte do atendimento psicopedagógico realizado no CEAE, são atendidas em média 15 crianças por semestre.
O trabalho é realizado individualmente ou em duplas, em encontros semanais, com a duração de uma hora, onde são utilizados jogos e programas educacionais, previamente selecionados de acordo com a série e dificuldades apresentadas pelas crianças.
Os recursos utilizados são programas e softwares educacionais: Paint, Drawing for Childrens, Coelho Sabido Pré, 1a e 2a séries, Dally Doo , Alfabetização e os mais belos Contos Clássicos .
No decorrer da realização desta experiência observou-se que as crianças demonstram muito interesse durante as atividades, participam ativamente dos jogos no computador, havendo maior adesão ao tratamento, diminuindo a evasão e as faltas nas sessões.
Nos depoimentos dos pais e professores constatou-se melhor desempenho escolar.
Segundo Vigoski, o lúdico influencia o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
Constatamos neste projeto, que os jogos são importantes instrumentos pedagógicos e podem contribuir no processo de aprendizagem, quando são previamente avaliados pelo professor e utilizados com objetivos definidos, levando em consideração o conteúdo, adequação a faixa etária dos alunos e aos objetivos a que se propõe.
O que mais nos chamou atenção na realização deste trabalho foi a mudança na postura dos alunos, desde as sessões de avaliação, quando se mostram tristes e inseguros, por não conseguirem aprender, e no trabalho com os jogos no computador, quando eles mostram a sua capacidade, errando, acertando e aprendendo.
Confirmando o que dizem as psicopedagogas Alba Maria Lemme Weiss e Mara Lúcia R.M. da Cruz em seu livro: A informática e os problemas escolares de Aprendizagem: “No computador, o erro pode não ser “fracasso”e sim exigir reflexão/ busca de outro caminho, “erro construtivo”.

A partir desta experiência e dos resultados obtidos, no ano de 2005, nasceu o “Projeto Aprendendo e Ensinando no Computador” que foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Tecnologia de Passo Fundo, em encontros quinzenais com professores de Classes Especiais, Classes de Recursos e de séries iniciais, de 8 Escolas Estaduais de Passo Fundo, que possuem Laboratórios de Informática, visando a utilização dos programas e softwares educacionais, no trabalho com crianças que apresentavam dificuldades na aprendizagem, em suas próprias escolas.

Referências Bibliográficas:

Vygoski, Lev, Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.São Paulo: Ícone/EDUSP.1988

Weiss,Alba Maria Lemme e Cruz,Mara Lúcia , A informática e os problemas de aprendizagem. DPSA Editora

sábado, 23 de maio de 2009

APRENDENDO NO COMPUTADOR !

Este projeto vêm sendo desenvolvido desde 2004, no Centro Especializado de Assistência ao Educando-órgão setorial da 6a Coordenadoria de Saúde de Passo Fundo, RS.
O público alvo deste projeto são alunos de 1a a 4a séries do Ensino Fundamental de Escolas Estaduais de Passo Fundo, com histórico de repetência e/ou transtornos na linguagem e na escrita, que são encaminhados para avaliação e atendimento psicopedagógico.
O objetivo deste projeto é uso do computador como ferramenta educacional, utilizando programas e softwares educacionais no trabalho com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.
O traballho é realizado individualmente ou em duplas, em encontros semanais, com a duração de uma hora, onde são utilizados jogos e programas educacionais, previamente selecionados, de acordo com a série e dificuldades apresentadas pelas crianças.
Os recursos utilizados são um computador, sem acesso à internet e softwares educacionais:
Paint, Drawing for Childrens, Coelho Sabido, Dally Doo, Alfabetização, Aurelinho e Os mais belos contos Clássicos.
A avaliação se dá através da observação do aluno durante as sessões , na sua participação e desempenho nos jogos e atividades propostas.como ditados e elaboração de frases e textos.

ACHEI MUITO INTERESSANTE O BLOG DE JOGOS EDUCACIONAIS DA ESCOLA RAIO DE LUZ E PODE SER UTILIZADOS NO TRABALHO COM OS ALUNOS, QUANDO TEMOS ACESSO A WEB!
VISITE E CONHEÇA http:www.escolaraiode luz.blogspot.com
OUTRA POSSIBILIDADE DE TRABALHO VOCÊ ENCONTRA NO VÍDEO: Que bichinhos mais bonitos .


sexta-feira, 15 de maio de 2009

PLANEJANDO ATIVIDADES COM HIPERTEXTO

Realizando as leituras do Hipertexto sobre a internet , como um espaço de autoria, gostei muito de ler sobre "blogs e fotoblogs, vivendo em comunidade. Este texto vêm ao encontro de muitas idéias que tenho e acredito, em relação ao uso dos blogs na educação,trazendo novos subsídios e informações sobre o assunto.
Visitei e recomendo: O Blog"INFOEDU"http://www.bloginfoedu.blogspot.com
da professora Ana Margô Mantovani, que possui mais de uma centenade blogs pedagógicos e outros recursos disponíveis na rede ( wiki, wikiquests etc...), sempre com uso pedagógico.
Achei maravilhoso!!! VALE A PENA NAVEGAR NESTE BLOG!!! E LER O ARTIGO :
"Sete motivos para um professor criar um blog" da Dra BETINA VON STAA
Em seu blog a professora Ana Mantovani diz: "Os estudos nos mostram que o uso dos blogs na educação está crescendo,cada vez mais professores se sentem atraídos e desafiados a explorar o potencial pedagógico dos blogs."
A atividade que proponho é um desafio para os meus colegas de curso!!!!
Visitar blogs educacionais e pensar como utilizar o blog na sala de aula com seus alunos !!!
Se você não trabalhar direto com aluno, criar um blog para colocar suas idéias e divulgar o seu trabalho!!!!!!

"QUANDO PUBLICAMOS O NOSSO TRABALHO, ELE PASSA A TER UM VALOR SOCIAL, OUTROS PODEM VISITAR , SABER O QUE FAZEMOS E PENSAMOS.
NUNCA FOI TÃO FÁCIL COMO AGORA TORNAR PÚBLICA A PRODUÇÃO ESCOLAR!"
VAMOS FAZER ISTO ATRAVÉS DOS BLOGS!!!!!!!


terça-feira, 12 de maio de 2009

Navegando no Hipertexto

Unid2percephipertextoBeatriz

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

“COISAS IMPORTANTES E SIGNIFICATIVAS”

A experiência de navegar na internet é muito prazerosa e envolvente, quando estamos livres para aprender e para descobrir o que nos interessa, nos envolvemos totalmente na atividade, não vemos o tempo passar, esquecemos de tudo e mergulhamos neste imenso oceano de informações e conhecimentos.

Navegar em hipertextos implica na aquisição de uma nova competência para encontrar e selecionar informações. É algo novo que exige compreensão, mudanças e novas aprendizagens.

Estamos lidando com uma nova forma de comunicação e de organização do conhecimento, que não estava presente em nossas vidas.

Gostei muito de navegar no hipertexto sobre hipertexto! Aprendemos a teoria de uma forma prática. Observamos que o hipertexto é um texto dinâmico, veloz, acessível, interativo e acessível na rede, que nos permite navegarmos por vários caminhos e por idéias de outros autores, no mesmo texto.

Em nossas casas, convivemos com esta realidade, vendo nossos filhos na internet, há muitos anos navegando e dominando esta nova tecnologia, participando de comunidades, conversando com amigos, ao mesmo tempo em que realizam suas tarefas.

A velocidade e a competência que demonstram ao navegar na rede nos assusta, e nos causam admiração e curiosidade.

Esta realidade, com a qual convivemos no nosso dia-a-dia, traz para a escola exigências de novos conhecimentos, novas necessidades e, também novas possibilidades de registro, leituras e trabalhos em parceria.

Por muitos séculos a escola esteve com as portas das salas de aula fechadas, sendo o professor o detentor absoluto do conhecimento.

Hoje, nos vemos diante de uma nova realidade, onde o professor precisa ser o aprendiz, trocar de lugar com seu aluno e com ele aprender. Considero que estamos diante de uma verdadeira revolução na educação, com a utilização das novas tecnologias pelo professor no seu trabalho com o aluno.

domingo, 3 de maio de 2009

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Comecei a participar no dia 31 de março do curso "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC"
É um curso à distância promovido pelo MEC- Programa nacional de formação continuada em tecnologia educacional.
Estou gostando muito do curso, pela oportunidade de aliar os conhecimentos pedagógicos e as novas tecnologias.
É um curso que exige muita leitura e tempo para as realizações das tarefas, que são complexas, exigindo compreensão, reflexões sobre o conteúdo e elaboração pessoal das informações recebidas. Mas vale a pena!
Acredito que a escola só irá mudar quando o professor mudar a sua prática pedagógica e isto só irá ocorrer quando mudar a cabeça do professor através do acesso as novas tecnologias e a requalificaçào do professor.

PROFESSOR! SE TIVER OPORTUNIDADE PARTICIPE DESTE CURSO! É UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE ATUALIZAÇÀO E DE APRENDIZAGEM!