quarta-feira, 14 de maio de 2008

sexta-feira, 9 de maio de 2008

O QUE APRENDI SOBRE BLOGS

Durante o trabalho desenvolvido no meu projeto de aprendizagem sobre o uso do blog na educação, eu visitei vários blogs educativos e fiquei bastante impressionada com a riqueza de informações existentes .
A pesquisa veio confirmar o que eu pensava, que os blogs são importantes ferramentas pedagógicas e que podem ser utilizados em várias áreas de ensino, constituíndo-se em uma alternativa de comunicação em educação. São um meio de divulgação das produções de professores e alunos, bem como, possibilitam uma formação descentralizada através da troca de experiências entre os professores, possibilitando a reinvenção do trabalho pedagógico.
Tive a oportunidade de descobrir através de minha pesquisa , que existem vários blogs educativos direcionados para os professores das séries iniciais, que podem ajudar os professores no seu trabalho com os alunos, através de atividades diversificadas e que se contribuem na formação de uma rede de saberes entre os professores.
O blog abre as atividades da escola para outras escolas, cidades e até países., ampliando a visão de mundo do professor e da turma.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

O BLOG NA EDUCAÇÃO

"A internet é um novo meio de comunicação que pode ajudar a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e aprender."
Os computadores estão chegando a muitas escolas, mas não é a só a entrada da informática que mudará o curso do processo ensino-aprendizagem, mas sim, sua utilização como nova mídia educacional.
É necessário que o professor das séries iniciais se integre a este processo, passe por uma alfabetização digital, se aproprie dos conhecimentos tecnológicos, conheça as possibilidades e benefícios da utilização desta ferramenta pedagógicas no seu trabalho com os alunos.
Os blogs educativos podem auxiliar o professor no trabalho com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, na medida em que ele tem a possibilidade de visitar blogs de colegas, conhecer sites educacionais e utilizar o computador para desenvolver habilidades como: coordenação viso-motora, expressão oral e escrita, orientação espacial, percepção visual e pensamento lógico.
Aprender fica mais fácil e mais atraente para a criança, quando ela aprende através de jogos e programas educacionais, utilizados de forma adequada e com objetivos definidos.
Quando um professor cria um blog, ele conecta-se com o mundo. Seu trabalho e as produções de seus alunos podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo, o que incentiva e qualifica o trabalho de alunos e professores.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

BLOG - UMA REDE DE SABERES

O blog é um site pessoal, que reúne uma coleção de textos em blocos , publicados instantaneamente na internet. Além da gratuidade, a praticidade do uso e a possibilidade de publicar e compartilhar idéias, são alguns dos motivos que atrairam até o ano passado cerca de 100 milhões de usuários para a blogsfera.
A primeira onda em 2003 atraiu especialmente os jovens, nos útimos anos os blogs profissionais tem cada vez mais adeptos no Brasil.
Os blogs educativos são muito, mas muito mais que ferramentas para blogar, eles podem ser usados de acordo com a necessidade e criatividade do professor, sendo um poderoso instrumento de ensino.
Podem ser a voz do professor em um espaço de discussão on line, que possibilita troca de infomações, exposição de idéias, divulgação do seu trabalho e atualização contante.
Considero que os blogs educativos podem ser uma verdadeira revolução na educação, na medida que mais professores se integrem a esta rede de saberes!
Professor! Crie o seu blog! Coloque nele suas idéias! Divulgue o seu trabalho e de seus alunos!
https//blogger.com/start
Visite o blog:"Blogando e Aprendendo e saiba mais sobre o uso do blog na educação."